sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Cortiços

Informações: Cortiços


Mais um trabalho do qual sou suspeita pra falar – e outra vez arrisco dizer que vale muito a pena assistir à montagem. Trata-se de uma adaptação livre de um clássico da literatura brasileira, O Cortiço, de Aluísio Azevedo, concebida e realizada por uma companhia de teatro, Luna Lunera, e dirigida por um coreógrafo, Tuca Pinheiro. Essa junção resultou numa proposta de linguagem e de encenação instigante, acho. Construída coletivamente, percebo que cada escolha da encenação revela muito do processo de montagem e das buscas criativas de cada ator. Sinto-me particularmente realizada nesse trabalho, o encontro com os meninos do Luna e com o diretor foi mágico, aprendi muito com o profissionalismo e a generosidade de todos eles. Já disse isso algumas vezes quando do processo de montagem, e agora, um ano após o convite para integrar o elenco da peça, repito que agradeço a deus a todo instante em que me lembro da oportunidade do encontro, da troca, do exercício da criação.

Tuca é um diretor com muita personalidade, e vejo que conseguiu mais uma vez unir sua sensibilidade artística ímpar a uma consciência política humana, cotidiana. Conduziu-nos a construção de corpos estranhos, corpos que deflagram nossas chagas, nossos vícios. E também nossa redenção.

Sou também tiete do elenco... Cláudio, Marcelo e Rômulo mostram-se aqui numa perspectiva algo diferente daquela experimentada em Aqueles Dois. Particularmente o Marcelo conseguiu conseguir uma trajetória durante o processo que se reflete claramente no resultado do seu trabalho: disciplina, consciência e vontade representam constantes que podem ser sintetizadas numa única expressão: entrega. É lindo de ver!

O cenário (Edd Andrade) e a iluminação (Felipe Cosse e Juliano Coelho) também me trazem um imensurável orgulho de integrar esse trabalho, pois são artistas que aliam a excelência técnica à disponibilidade para o diálogo.

Então, o convite está feito!


Sobre o espetáculo:
Matéria n'O Tempo

Matéria no Divirta-se (Uai)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Oficina de Teatro
Maior site de teatro e estudos teatrais do Brasil